7 de out. de 2012

Nas Asas da História da Força Aérea Brasileira


Em homenagem à Força Aérea Brasileira (FAB), a FAAP apresenta, a partir de 29 de setembro, a mostra retrospectiva Nas Asas da História da Força Aérea Brasileira.

Com curadoria do historiador Hermelindo Lopes Filho, a mostra reúne objetos, maquetes de aviões da aviação militar, naval e da FAB, além de livros, jornais de época, documentos, gravuras e painéis com fotografias e textos que retratam os 71 anos de história da Força Aérea Brasileira. A mostra terá a maquete do sofisticado avião cargueiro KC-390 em desenvolvimento pela Embraer e, ainda, as maquetes dos foguetes e caças do programa espacial brasileiro e do Projeto FX2.

Em 20 de janeiro de 1941, pelo decreto 2.961, foram criados, pelo governo Vargas, o Ministério da Aeronáutica (atual Comando da Aeronáutica) e seu braço militar, as Forças Aéreas Nacionais, a primeira designação da Força Aérea Brasileira (FAB).

Foram então reunidos os meios que compunham as aviações da Marinha e do Exército, além do Departamento de Aeronáutica Civil (DAC), o qual pertencia ao Ministério da Viação e Obras Públicas.

A atuação marcante do ministro Salgado Filho – primeiro civil a comandar o então Ministério da Aeronáutica, homem com extraordinária habilidade política e grande capacidade de trabalho – foi capaz de organizar e reaparelhar a FAB, em um período em que o mundo estava em guerra, além de ter criado e enviado para a Itália o 1º Grupo de Caça (1º GAVCA) e a 1a Esquadrilha de Ligação e Observação (1a ELO).

O visitante terá oportunidade de fazer um passeio por essas e outras histórias durante a visita à exposição.

O MAB-FAAP estará fechado no dia da eleição.

Data: de 29 de setembro a 26 de outubro de 2012

Horário: terça a sexta, das 10h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
(Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado)

Local: FAAP – Prédio 01 – Mezanino
Endereço: Rua Alagoas, 903
Higienópolis São Paulo – SP

Informações: (11) 3662.7198

Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...