13 de out. de 2012

Gripen F de testes termina apresentações na Suíça, repercutindo na mídia do país

jornal Basler Zeitung destacou que há muita diferença entre os sociais-democratas da Suíça e da Suécia, entrevistando expoentes de um e do outro no contexto da visita do Gripen F. No caso suíço, a parlamentar social-democrata Chantal Galladé, do Comite de Defesa, tem muita visibilidade na mídia por sua oposição ao Gripen.

Ela fala em “ultraje”  a respeito da divulgação do acordo-quadro com a Suécia, logo após o texto de aprovação do processo de seleção que escolheu o Gripen, por parte do Comitê, ter trazido também críticas e dúvidas quanto ao caça sueco.

Na divulgação do acordo, o chefe do Departamento de Defesa Ueli Maurer afirmou que as críticas já estavam ultrapassadas, pois os resultados das negociações com os suecos, e que resultaram nos itens acordados, respondem satisfatoriamente a todas as críticas levantadas, tornando-as obsoletas. Galladé afirma que não foi avisada que o acordo seria divulgado nem sobre as negociações e que, após todo o trabalho levantando as críticas, essas alegações foram chocantes e afrontosas.

Segundo Galladé, a Comissão de Defesa, como um todo, não estará pronta para discutir a aquisição antes de janeiro de 2013. O assunto é atualmente tratado por um subcomitê, que levanta dúvidas sobre necessidade de urgência do programa, se é realmente um bom acordo e sobre as compensações, disse Galladé. A parlamentar continua insatisfeita com as respostas do Governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...